segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

E se o Natal não tivesse uma dia certo para ser comemorado?


O Natal não são só presentes, presépios, árvores e Natal e nem sempre a tradição se manteve como a conheces hoje. 
Como sabes, o Natal representa o nascimento de Jesus Cristo mas, como não se sabia ao certo em que dia Ele tinha nascido, a data não era fixa. Além disso, o dia 25 de Dezembro era celebrado, na Roma Antiga, como o dia que dava início ao Inverno, não havendo por isso sequer ligação à época natalícia. Já para o Ocidente, o Natal representa um grande marco cronológico visto representar o ano 1 da nossa História.
Já imaginaste se vivesses há uns longos anos atrás e pudesses festejar o Natal durante 12 dias, com toda a tua família reunida e a mesa cheia de doces? Pois é, muitas pessoas viveram o Natal dessa forma. Isso acontecia porque 12 dias foi o tempo que os Reis Magos demoraram a chegar com os presentes (Ouro, Mirra e Incenso) ao menino Jesus e, por isso, as pessoas festejavam-no da mesma forma.

E o Pai Natal, tens alguma ideia quando e como apareceu?
O Pai Natal foi inspirado num bispo chamado Nicolau que nasceu na Turquia. Tal como o Pai Natal, Nicolau tinha um bom coração e ajudava as pessoas pobres com saquinhos de moedas nas chaminés.
E nem sempre o Pai Natal se vestiu de vermelho, antigamente apresentava-se com roupa de inverno como hoje em dia mas de cor castanha ou verde, até 1931. Foi nesse ano que a Coca-Cola pegou na imagem do Pai Natal para um anúncio e vestiu-o da cor do refrigerante, vermelho e branco, tal como o conheces hoje.

Já viste as histórias que tens para contar este ano à mesa, na noite de Natal? ; )

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.