domingo, 6 de janeiro de 2013

Hoje é dia de Reis

Sabias que devemos aos Reis Magos a tradição de trocar presentes no Natal?

Os Reis Magos são personagens bíblicos que vieram desde o Oriente até Belém, para assistir ao nascimento do Menino Jesus.
A designação de Mago era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios, pessoas com poderes e dons divinos relacionados com a astrologia. Talvez isso se justifique com o facto de os 3 Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) terem seguido uma estrela, a mais brilhante do céu, por saberem que algo especial estava para acontecer. A estrela só parou em Jerusálem, onde nasceu o Menino Jesus, e demoraram cerca de 12 dias a chegar ao destino.

Ouro, Incenso e Mirra.
Os Três Reis Magos, ao pressentirem que algo de muito especial iria acontecer, levaram consigo ouro, incenso e mirra para presentear o menino assim que Ele nascesse. Estes presentes tinham um simbolismo espiritual sendo que o ouro significava realeza, o incenso fé e a mirra a imortalidade. Ao oferecerem ao Menino Jesus estes presentes simbólicos, estavam a desejar-Lhe uma vida repleta de moralidade e crença cristã.
Os 3 Reis Magos chegaram a dia 6 de Janeiro e é por essa razão que em várias partes do mundo, existem diferentes comemorações e trocas de presentes, de modo a celebrar o nascimento de Jesus.
Em Espanha, por exemplo, o Natal é apenas comemorado nessa data e muitos pais mascaram-se de Reis Magos e não de Pai Natal, como acontece em Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Todas as marcas registadas, assim como toda a propriedade intelectual deste website, são propriedade da Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, Suíça.